Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vestibulando

Chegou o vestibular! Medo, euforia, tristeza, alegria, cansaço, animo, e N outros estados são comuns nesta época. Os estudos passam a não ser apenas na escola; as tardes deixam de ser no computador ou com os amigos, para ficarem enfurnados dentre os livros. Pois bem, isso parece uma vida totalmente chata, mas nada paga a felicidade de ver seu próprio nome na lista dos “aprovados”.
Não sei o que é um vestibular universitário, porém, estou sentindo na pele o que é um vestibular; pois quando se vai para o 1º grau, você (ao menos eu) precisa urgentemente de um ensino de ótima qualidade.
É por esses e outros motivos que eu deixei os ensaios da banda de lado, para me dedicar às paginas de livros matemáticos, da língua portuguesa, literários, dentre outros. Só assim, com muito esforço, eu poderei ver meu nome dentre os “aprovados”, ou ao menos no começo da lista de espera.
Mas não falarei de mim, falarei dos futuros universitários; aqueles que se dedicam muito para “um lugar ao sol”. Esses são os vencedores; eles são quem merecem todo o mérito. Estudam, estudam e estudam; deixam suas vidas sociais de lado (ou parte delas), para dedicarem-se aos seus brilhantes futuros dentro das portas das faculdades.
Admiro-me com aqueles colegas de sala do colégio, que estão pouco se importando para seus futuros; talvez, muito talvez, algum deles seja algo que preste, mas a maioria viverá para serem empregados; empregados de quem? De nós! Alunos que damos valor aos estudos.
Ouvi uma frase hoje, e acho que ela cabe muito bem para encerramento do texto, “o livro abre portas que só ele pode abrir”; não sei se é exatamente assim, mas o sentido é o mesmo; e que fique dito, quem estuda concorre com milhões, mas quem não estuda nem concorrer concorre.

Boa noite.

4 comentários:

Luís disse...

Estou passando por essa situação: a aproximação do vestibular. No seu caso, ainda há mais dois anos pra se preparar, se focar naquela matéria indesejada e guiar os estudos.
Meu ritmo é maior, porque dessa vez, preciso passar. Pelo menos, pra me sentir bem comigo mesmo e pra garantir o meu excelente futuro como professor de lingua portuguesa e literatura!
E já sabe qual curso vai prestar?
=)

Luís disse...

Só para constar, o título do seu blog se remete àquele famoso seriado. Você é fã de filmes, séries e afins?

-Tri disse...

"Você quer ficar o resto da sua vida vendendo água com açúcar ou você quer uma chance de mudar o mundo?"

Steve Jobs (CEO da Apple para John Sculley, então CEO da Pepsi)

Adorei o texto, me identifiquei, filosofia 2010 ai vou eu.

Passe no meu blog se quiser :D

Beijos

Andrei Vinicius Morais disse...

Super que eu sei o que a senhorita está sentindo :D